Gerenciamento de Riscos e de Capital
Na Desenvolve SP, o gerenciamento de riscos é realizado pela Superintendência de Controle de Riscos, Compliance e Normas, ligada diretamente à Presidência.
A Gestão de Riscos abrange os riscos de crédito, mercado, liquidez, operacional, social, ambiental e climático, além do gerenciamento de capital da instituição.
A Gerência de Controle de Riscos e a de Compliance e Normas atuam em conjunto no mapeamento de riscos da instituição, monitorando os controles internos e gerindo os planos de ação de melhoria.
Relatório de Pilar 3
O Relatório de Pilar 3 tem o objetivo de descrever as estratégias de gerenciamento de riscos e da atuação do Conselho de Administração e da Diretoria Colegiada, de modo a permitir o claro entendimento da relação entre o apetite por riscos da instituição e as suas principais atividades e riscos relevantes, conforme disposto na Resolução n° 4.557, de 23 de fevereiro de 2017, do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Esse Relatório tem periodicidade anual e formato flexível, sendo representado pela Tabela OVA: Visão geral do gerenciamento de riscos e de capital da instituição, conforme determinado pelo Banco Central do Brasil (Bacen).
- Relatório de Pilar 3 – Descrição da Estrutura de Gerenciamento de Riscos e de Capital – Dezembro/2020
- Relatório de Pilar 3 – Descrição da Estrutura de Gerenciamento de Riscos e de Capital – Dezembro/2021
- Relatório de Pilar 3 – Descrição da Estrutura de Gerenciamento de Riscos e de Capital – Dezembro/2022
- Relatório de Pilar 3 – Descrição da Estrutura de Gerenciamento de Riscos e de Capital – Dezembro/2023
- Relatório de Pilar 3 – Descrição da Estrutura de Gerenciamento de Riscos e de Capital – Dezembro/2024
Os relatórios também estão disponíveis em formato aberto, no Portal de Dados Abertos da Desenvolve SP.
Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas (GRSAC)
O Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas (GRSAC) tem a finalidade de descrever a governança do gerenciamento dos riscos social, ambiental e climático, considerando o papel do Conselho de Administração, da Diretoria Colegiada e do Diretor responsável pelo gerenciamento de riscos da instituição, na identificação, mensuração, avaliação, no monitoramento, reporte, controle e na mitigação dos riscos social, ambiental e climático, conforme disposto na Resolução n° 4.557, de 23 de fevereiro de 2017, do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Esse Relatório tem periodicidade anual, sendo representado pela Tabela GVR: Governança do gerenciamento do risco social, do risco ambiental e do risco climático, conforme determinado pelo Banco Central do Brasil (Bacen).
- Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas (GRSAC) – Dezembro/2022
- Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas (GRSAC) – Dezembro/2023
- Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas (GRSAC) – Dezembro/2024