O Conselho de Administração e a Diretoria são responsáveis pela orientação estratégica da Desenvolve SP.
Conselho de Administração
É responsável pela condução de toda a orientação estratégica da Desenvolve SP. O Conselho de Administração é composto por no mínimo sete e no máximo onze membros, eleitos pela Assembleia Geral, com mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição no máximo por três reconduções consecutivas. Sua composição contempla o Diretor-Presidente da instituição, um representante dos empregados da instituição, conselheiros independentes e representantes das Secretarias do Governo do Estado de São Paulo.
Membros do Conselho de Administração
- Jorge Luiz Avila da Silva – Presidente do Conselho de Administração;
- Adailton Cesar da Costa Martins;
- Eduardo Marson Ferreira;
- Jerônimo Antunes;
- Lídia Goldenstein;
- Luciana Leal Coelho;
- Nelson Antônio de Souza;
- Roberto Brás Matos Macedo;
- Thiago Rodrigues Liporaci.
Conselho Fiscal
Tem como principal atribuição fiscalizar todas as contas da Desenvolve SP. Seu funcionamento é permanente, com competências e atribuições previstas em Lei e em regimento próprio.
É composto por no mínimo três e no máximo cinco membros eleitos anualmente pela Assembleia Geral Ordinária, sendo permitida a reeleição.
Membros do Conselho de Fiscal
- Amauri Gavião Almeida Marques da Silva – membro efetivo;
- André Luis Grotti Clemente – membro suplente;
- Claudia Maria Mendes de Almeida Pedrozo – membra efetiva;
- Ademar Bueno da Silva Júnior – membro suplente;
- Roberto Yoshikazu Yamazaki – membro efetivo;
- Fábio Guimarães Serra – membro suplente;
- Rubens Peruzin – membro efetivo;
- Gustavo Carvalho Tapia Lira – membro suplente.
Diretoria Colegiada
Em conjunto com o Conselho de Administração, exerce a administração geral da Instituição, assegurando o seu funcionamento alinhado aos objetivos traçados. É composta por quatro membros: o Diretor Presidente; o Diretor de Negócios e Fomento, responsável pala operacionalização e comercialização dos produtos da Companhia; o Diretor Administrativo, de Projetos e Processos, responsável pelas matérias de planejamento e de gestão administrativa, incluída a tecnologia da informação e o desenvolvimento de projetos e processos; e o Diretor Financeiro e de Crédito, responsável pelas matérias de ordem financeira, contábil, controladoria e de crédito. Todos possuem mandato de dois anos, permitidas 3 (três) reconduções consecutivas.
Membros da Diretoria Colegiada
- Nelson Antônio de Souza – Diretor Presidente;
- Cely de Campos Mantovani – Diretora Administrativa, de Projetos e Processos;
- Lucia Helena da Silva – Diretora de Negócios e Fomento;
- Marcos Fernando Fontoura dos Santos Jacinto – Diretor Financeiro e de Crédito.
Comitês
Comitê de Auditoria
O Comitê de Auditoria da Desenvolve SP, órgão estatutário subordinado diretamente ao Conselho de Administração, foi constituído com base na Resolução 3.198, de 27/05/2004. Dentre as suas principais atribuições, cabe ao Comitê de Auditoria revisar, previamente à publicação, as demonstrações contábeis semestrais, inclusive notas explicativas, relatórios da administração e parecer do auditor independente e avaliar a efetividade das auditorias independente e interna, inclusive quanto à verificação do cumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis à instituição, além de regulamentos e códigos internos;
Membros do Comitê de Auditoria
- Jerônimo Antunes – Presidente do Comitê de Auditoria;
- Francisco Vidal Luna;
- Izaura Antunes de Sá Finzetto;
- Walter Mallas Machado de Barros.
Comitê de Remuneração
Com funcionamento permanente, o Comitê de Remuneração reporta-se diretamente ao Conselho de Administração, atuando com independência em relação à Diretoria Colegiada. A ele compete assessorar o Conselho de Administração na condução da política de remuneração dos Administradores, nos termos da legislação vigente.
Membros do Comitê de Remuneração
- Francisco Vidal Luna – Presidente do Comitê de Remuneração;
- Jerônimo Antunes;
- Walter Mallas Machado de Barros.
Comitê de Prevenção aos Crimes de Lavagem de Dinheiro
Subordinado à Presidência, este Comitê tem como objetivo analisar os casos de indício de operações ou propostas de operações suspeitas, relacionadas aos crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores, previstos na Lei 9.613, de 03 de março de 1998. É composto pelo Superintendente de Crédito; Superintendentes de Negócios e Operações; e Superintendente de Controle de Riscos, Compliance e Normas.
Comitê de Crédito
Subordinado à Diretoria de Financeira e de Crédito, este Comitê tem como objetivo deliberar sobre todas as propostas de financiamento solicitadas à Agência. É composto pelo Superintendente de Crédito, Superintendente de Negócios e Operações, Superintendente Jurídico, Superintendente Financeiro, Superintendente de Políticas Públicas, e Superintendente de Tecnologia da Informação.
Comitê de Investimentos
Subordinado à Presidência, este Comitê tem como objetivo analisar e selecionar, observadas a regulamentação e as normas e políticas internas em vigor, os investimentos diretos em empresas e os investimentos em fundos de investimento em empresas. É composto pelo Diretor Presidente; Diretor Financeiro e de Crédito; Diretor de Negócios e Fomento; Diretor Administrativo, de Projetos e Processos; Superintendente de Crédito; Superintendente de Controle de Riscos, Compliance e Normas; Superintendente Financeiro; e Superintendente de Produtos e de Mercado.
Comitê de Contratações Administrativas
Subordinado à Diretoria Administrativa, de Projetos e Processos, o objetivo deste Comitê é analisar, manifestar e deliberar, observadas as condições do Regulamento, sobre Contratações Administrativas, pertinentes a compras, obras, serviços e locação, inclusive no que se refere à forma e objeto da contratação, preço, quantidade e especificações dos produtos e serviços, prazo de entrega, execução, vigência, forma de pagamento e reajuste de preço. É composto pelo Superintendente de Infraestrutura e Gestão de Pessoas, Superintendente Contábil, Superintendente Financeiro e Superintendente de Tecnologia da Informação.
Comitê de Ética
Criado em julho de 2013, o Comitê de Ética deve, dentre outras atribuições, analisar os processos de sindicância da instituição. É composto pelo Superintendente de Negócios e Operações; Superintendente de Crédito; Superintendente de Controle de Riscos, Compliance e Normas; Superintendente de Governança e Planejamento; e pelo Superintendente de Infraestrutura e Gestão de Pessoas, que, também, exerce o papel de coordenador.
Comitê de Elegibilidade e Aconselhamento
É responsável pela supervisão do processo de indicação e de avaliação de Administradores, Conselheiros Fiscais e membros do Comitê de Auditoria, observado o disposto no artigo 10, da Lei Federal n.º 13.303, de 30 de junho de 2016. O Comitê emite manifestação conclusiva, de modo a auxiliar os acionistas sobre o preenchimento dos requisitos e a ausência de vedações para as respectivas eleições. O Comitê é composto por até três membros, eleitos por Assembleia Geral, sem mandato fixo.
Membros do Comitê de Elegibilidade e Aconselhamento
- Anna Carolina Machado Skaf
- Conceição Aparecida Fileti
- Vanessa Pacheco de Souza Romão
Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (Cada)
A Cada, órgão deliberativo, ligado à Presidência, com suporte operacional do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), visa assegurar o cumprimento das normas relativas ao acesso de documentos, dados ou informações, de forma eficiente e adequada aos objetivos da Lei Federal n° 12.527, de 18 de novembro de 2011, e do Decreto Estadual n° 58.052, de 16 de maio de 2012. Com atribuições específicas, a Cada é composta pelo Superintendente de Governança e Planejamento (coordenador), Superintendente Jurídico, Superintendente de Tecnologia da Informação, Superintendente de Controle de Riscos, Compliance e Normas e pelo Superintendente Financeiro. As reuniões são realizadas mediante a convocação do coordenador da Comissão, de acordo com a demanda, podendo deliberar com, no mínimo, três membros.
Ouvidoria
Diretamente subordinada à Presidência e segregada da Auditoria Interna, seu objetivo é atender e dar o encaminhamento necessário a todas as reclamações de clientes e usuários relacionadas aos serviços e produtos da Desenvolve SP.