Modelo de Negócios

Empresas – Setor Privado

A Desenvolve SP é uma instituição financeira do Estado de São Paulo focada no desenvolvimento sustentável da economia paulista. Trabalha com juros mais baixos e prazos mais longos dos que os oferecidos pelo mercado tradicional de crédito para poder atender o seu público-alvo: pequenos e médios empresários em busca de financiamentos para ampliar ou modernizar o seu negócio de forma planejada.

Além de linhas de crédito que atendem os setores da indústria, comércio, serviços e agronegócios, a instituição também oferece a possibilidade de contratação de Fundos Garantidores aos pequenos empresários que encontram dificuldades em apresentar garantias reais na hora de obter o financiamento, como o Fundo de Aval – FDA, do Governo do Estado de São Paulo; o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas – FAMPE, do Sebrae, e o Fundo Garantidor para Investimentos – FGI, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para dar suporte às empresas paulistas nas atividades diferenciadas e com ideias inovadoras, a Desenvolve SP participa de Fundos de Investimento em Private equity – focado em empresas que ainda não são listadas em bolsa de valores, com o objetivo de alavancar o seu desenvolvimento; Seed Capital – dirigido a projetos empresariais de startups em estágio inicial ou já em evolução; Venture Capital – voltado a apoiar negócios por meio da compra de participação acionária minoritária para valorizar as ações de empresas e depois, efetuar a saída da operação.

Municípios – Setor Público

Faz parte do escopo da Desenvolve SP financiar também o crescimento econômico dos municípios paulistas, colaborando diretamente para a qualidade de vida da população. São linhas de financiamento com juros baixos e longos prazos para projetos de implantação ou ampliação da malha viária, parques industriais, centros de comercialização ou distribuição agropecuária, além da construção ou reforma de arenas multiuso para eventos esportivos, econômicos, culturais e sociais. De acordo com o projeto, a instituição também opera com repasses do BNDES para as prefeituras.

A liberação do crédito para os municípios se dá apenas após a comprovação da saúde financeira e a capacidade de endividamento das prefeituras e da aprovação da Secretaria do Tesouro Nacional, usando como garantias as cotas do ICMS e/ou do FPM. Além das administrações municipais, a Desenvolve SP atende autarquias e fundações instituídas ou mantidas, direta ou indiretamente, pelos municípios.

Atendimento

Por determinação do Banco Central, as instituições de fomento, como a Desenvolve SP, não possuem agências bancárias. No entanto, a forma de acesso à Agência de Desenvolvimento Paulista é o grande diferencial oferecido aos seus clientes.

Solicitações Online: da solicitação à liberação do financiamento, o interessado acompanha todo o processo de forma virtual, sem a necessidade de se deslocar até à instituição. Basta se cadastrar no ícone “Solicitações Online” e enviar as documentações necessárias. O sigilo e a segurança das operações são garantidas pela utilização do Certificado Site Seguro, da Certisign.

Quem preferir pode optar pelo atendimento presencial na sede da agência, localizada na região central da cidade de São Paulo ou, procurar uma das mais de 60 associações empresariais parceiras da Desenvolve SP, presentes nos municípios do estado.

Não é preciso abrir conta: diferente dos bancos de varejo, não é necessário que o futuro cliente abra uma conta junto à instituição para realizar o financiamento. Ao aprovar o pedido, a Desenvolve SP libera o valor contratado na conta que o empresário ou prefeitura indicar.

Simulador: A Desenvolve SP oferece um simulador completo para quem deseja saber o quanto irá pagar ao contratar um financiamento. Nele, todos os encargos, juros (se houver) e o período de carência já são calculados e apresentados detalhadamente, mês a mês, em uma planilha que pode ser utilizada no processo da tomada de crédito.