Buscando ampliar o fomento ao agronegócio paulista, a Desenvolve SP – instituição financeira de crédito vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do governo do Estado de São Paulo – passa a atuar no mercado de capitais com o que há de mais moderno em engenharia e soluções financeiras para alavancar investimentos e conceder créditos, somando-se a recursos da iniciativa privada.

O(s) Fundo(s) de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (FIAGRO) e/ou Fundo(s) de Investimento em Direitos Creditórios Agro (FIDC Agro) deverão ser compatíveis com três premissas do governo paulista que objetivam gerar emprego e renda e promover o desenvolvimento econômico regional:

  • Apoio à inovação e ao empreendedorismo;
  • Suporte a projetos e investimentos em infraestrutura e sustentabilidade;
  • Facilidade de acesso ao crédito para pequenos e médios produtores rurais.

Os fundos que vierem a receber investimentos da Desenvolve SP deverão obrigatoriamente ser regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e sujeitos a normas que estabeleçam de forma clara e transparente o regulamento, sua política de investimentos, o fluxo com uma trilha auditável da utilização e gestão dos recursos, taxas, prazos, responsabilidades, além de outros aspectos.

A seleção de gestores de fundos será feita por meio de credenciamento, de acordo com Carta-Consulta a ser encaminhada conforme orientação descrita no documento abaixo.

Os interessados em participar do processo seletivo deverão formalizar uma proposta à Carta-Consulta, atentando-se aos critérios de elegibilidade, e preencher as informações solicitadas. A seleção do gestor será realizada pela Desenvolve SP, por meio de seu Comitê de Investimentos.