Sorocaba: Arena Sorocaba

A cidade de Sorocaba é sede do time de futebol de salão que dá  motivos para a região e o país se orgulharem. A equipe com títulos nacionais e internacionais enaltece o esporte brasileiro e atrai milhares de pessoas para a Arena Sorocaba. O premiado time é o Sorocaba Futsal, uma equipe de alto rendimento que no ano passado conquistou o título mundial pela Copa Intercontinental de Futsal.

Os torcedores de Sorocaba e de outras cidades paulistas são presenças constantes nas partidas. Em um ambiente muito familiar, os casais levam as crianças e em dias de jogos oficiais contribuem para lotar a Arena Sorocaba, que tem capacidade para quatro mil pessoas. Popularmente conhecida como Magnus Futsal, a agremiação foi fundada em 2014 e até hoje disputou quatro temporadas.

O supervisor de vendas Waldemar Teixeira Júnior Gusmão, 44 anos, sempre assiste aos jogos com a esposa e os seus dois meninos, um com cinco e o outro com sete anos de idade. “Você não imagina a atenção que os jogadores dão para as crianças. Os meus filhos se identificam com eles”, enfatiza.

Além da oportunidade de acompanhar as disputas que reúnem  as melhores equipes brasileiras, os torcedores do time sediado em Sorocaba recebem toda a atenção dos atletas. Conversam, tiram fotos juntos e recebem autógrafos: sentem-se em família.

O bancário Tiago Salvador, 38 anos, conta que com a Arena Sorocaba a equipe conquistou uma sede para treinar e disputar partidas com a presença maciça da sua torcida.

“Os meus filhos ganharam a oportunidade de ver jogadores renomados, referências para que cresçam no esporte”, afirma Salvador, que sempre assiste aos jogos com a esposa, os dois filhos e ainda convida outras famílias.

A Arena Sorocaba proporciona a interação entre cidadãos e atletas com reconhecimento internacional. Ela é o palco de encontros que estimulam valores como o trabalho em equipe, liderança e respeito às regras. “O esporte é o caminho certo. Os meus filhos estão aprendendo isso desde cedo. A Arena traz isso até a gente”, avalia Waldemar Gusmão.

Elizabeth Laviola Pierrotti, 56 anos, é esposa do treinador da equipe da categoria Sub-20. “Com a Arena Sorocaba o time faz o seu trabalho sem depender de outros locais. Deu mais autoestima para a equipe e para a torcida”, observa Elizabeth.

 No decorrer da temporada de campeonatos, a equipe adulta treina quase diariamente e com as portas abertas aos fãs. Durante as partidas oficiais, além da emoção da disputa, cerca de 20 torcedores, crianças e adultos, são aleatoriamente escolhidos no intervalo para brincar de acertar o gol em quadra e ganhar prêmios.

Além dos treinos e partidas da equipe de futebol de salão profissional que representa Sorocaba, a Arena também sedia tradicionais campeonatos amadores, como o Cruzeirão, o Cruzeirinho e outros promovidos pela Liga Sorocabana de Futebol de Salão (Lisofus).

Arena Sorocaba foi financiada pela Desenvolve SP

Para realizar as obras da Arena Sorocaba a Prefeitura contou com o financiamento da Desenvolve SP, a instituição financeira do Governo do Estado que incentiva o crescimento sustentável dos municípios e também das pequenas e médias empresas paulistas.

Localizada no Km 106 da Rodovia Raposo Tavares, a Arena Sorocaba foi construída para receber partidas esportivas e eventos culturais no município, contando com uma área total de 5,9 mil metros m².

A área da quadra, por sua vez, tem 860 m² e uma arquibanda com 4.263 lugares, incluindo assentos reservados para cadeirantes e portadores de necessidades especiais. Para receber os visitantes com maior comodidade, os recursos também foram investidos na construção de um bolsão de estacionamento com mais de 300 vagas.

“A construção de uma arena multiuso, como a de Sorocaba, ajuda a levar o esporte, o desenvolvimento e a qualidade de vida para a população, pois proporciona a convivência social e cultural”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

 Importante
A contratação do financiamento para os municípios só acontece após a comprovação da saúde financeira e da capacidade de endividamento das prefeituras, pela Secretaria do Tesouro Nacional. O que ajuda no planejamento e na busca por uma gestão mais eficiente.