Sorocaba: Troca de asfalto

Ir ou voltar do trabalho ficou bem mais fácil para os moradores de 21 bairros de Sorocaba. O recapeamento de dezenas de ruas e avenidas da cidade trouxe mais conforto e segurança para a população e melhorou a infraestrutura para a prestação de serviços, como o de coleta do lixo e transporte público.

A troca do asfalto, concluída em 2016, ainda é motivo de alegria para as pessoas que frequentam os bairros beneficiados, que não esquecem a situação ruim em que viviam antes da obra. “O ônibus ia balançando e freando, bem devagar”, lembra Nazareth Cândido da Silva, 39 anos, que trabalha em uma das ruas recapeadas no Jardim Nova Ipanema. “Agora, com o asfalto novo, é ágil e confortável”, diz.

As vias recuperadas, em sua maior parte, estão fora da região central. O investimento nos bairros promove melhor distribuição da infraestrutura viária, permitindo caminhos mais ágeis e seguros. Além disso, veículos que trafegam em asfalto com boa condição preservam a vida útil da suspensão e pneus, além de economizar combustível, representando uma boa economia.

“Ficou nota dez. Mais bonito e confortável. Muito bom, muito bom!”, elogia o aposentado José Vicente Santos, 69 anos, morador do Jardim Nova Ipanema. O investimento também facilitou o acesso dos veículos ao comércio local, além de valorizar os imóveis.

O pavimento que substituiu o deteriorado contribuiu diretamente para elevar a qualidade de vida da população e incentivou a economia da região. As ruas, que antes eram esburacadas, com remendos ou ondulações, agora têm pavimento uniforme e sinalizado.

O comerciante José Djalma dos Santos, 43 anos, tinha medo que algum carro chegasse a perder o controle por causa das ondulações e buracos e acabasse invadindo o seu estabelecimento. “Depois do asfalto melhorou muito”, comemora.

Parceria e financiamento da Desenvolve SP

Para realizar as obras na infraestrutura viária da cidade, a prefeitura de Sorocaba contou com o apoio da Desenvolve SP, a instituição financeira do Governo do Estado que financia o crescimento sustentável dos municípios e também das pequenas e médias empresas
paulistas.

O valor total do financiamento contratado pelo município sorocabano, que contou com autorização da Câmara de Vereadores, foi de R$ 12,4 milhões. Todas as obras de recapeamento nos mais de 300.000 m² de asfalto já foram concluídas.

Importante

A contratação do financiamento para os municípios só  acontece após a comprovação da saúde financeira e da capacidade de endividamento das prefeituras, pela Secretaria do Tesouro Nacional. O que ajuda no planejamento e na busca por uma gestão mais eficiente