Site Jovem Pan - 09/05/2020

SP busca apoiar empresas para garantir empregos na pandemia, diz secretária

Segundo Patrícia, um dos pontos que mais preocupa as autoridades é a “velocidade da pandemia” para o interior e periferias

Por Jovem Pan

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, afirmou que o governo está atuando para apoiar os pequenos empreendedores e, com isso, garantir a manutenção dos empregos durante a pandemia da Covid-19.

Em entrevista ao Jornal da Manhã deste sábado (9), Patrícia citou os R$ 650 milhões em crédito já disponibilizados pelo governo do estado por meio do Desenvolve SP e pelo Banco do Povo como incentivo à economia. A proposta é ajudar os micro e pequenos empreendedores, responsáveis pela maior geração de empregos, segundo Patrícia.

Além dos valores já disponibilizados, o governo do Estado de São Paulo busca ainda, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ter adição de mais de R$ 1,6 bilhão em crédito para recuperação do capital de giro das empresas e para que os empreendedores “sobrevivam a essa crise e mantenham os empregos que geram”.

A respeito da extensão da quarentena em São Paulo e, com isso, a postergação da retomada das atividades comerciais, a secretária explicou que a decisão foi tomada considerando o crescimento constante no número de casos e de mortes pela Covid-19, assim como pela elevação das ocupações de leitos de UTI na capital paulista e no Estado.

Segundo ela, um dos pontos que mais preocupa as autoridades é a “velocidade da pandemia” para o interior e periferias, atingindo “as pessoas que mais precisam”. “Não houve alternativa, foi consenso do comitê, a nota técnica sairá agora, deixando claro que a situação é dramática.”

Patrícia Ellen afirmou ainda que o modelo de quarentena adotado em São Paulo “ainda é cirúrgico”, já que mais de 60% das atividades econômicas mantém o funcionando sem qualquer alteração.

Para finalizar, ela explicou que as autoridades do estado estão avaliando os setores e as regiões mais afetados pela crise para entender como retomar as atividades sem sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde.

“A melhor forma de ter uma retomada econômica sustentável para o Estado de São Paulo é poupando vidas, os cenários que trazem sobrecarga no sistema saúde são catastróficos também pelo anglo da economia. Temos um cenário desafiador sim, mas temos que evitar cenários pior que esses.”

Link da notícia: https://jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/sp-busca-garantir-empregos-pandemia.html