Site Folha da Região - Araçatuba/SP - 14/01/2020

Opinião da Folha: O turismo regional

por Redação

A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a agência Desenvolve SP realizarão, a partir de janeiro, uma série de eventos para expandir o acesso ao crédito turístico a empresas e municípios paulistas. O primeiro deles será em Ribeirão Preto nesta semana

A iniciativa estadual foi anunciada como parte do Programa de Crédito Turístico lançado para viabilizar o acesso a linhas de financiamento oferecidas por instituições parceiras como BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. No total, há mais de R$ 1 bilhão em crédito disponível aos setores público e privado

Na visão do secretário de Turismo do Estado, Vinicius Lummertz, além de complementar o orçamento dos municípios paulistas, o programa é uma demonstração de que o governo estadual busca criar condições para atuar junto com a iniciativa privada no desenvolvimento do turismo, criando mais empregos e renda em todo o Estado.

É importante considerar nessa análise o contexto que envolve o setor de turismo estadual. Dados oficiais consolidados confirmam que o segmento cresce acima da média de outros serviços no Estado de São Paulo. Calcula-se que o volume de movimentações e atividades turísticas no Estado chegou a R$ 279 bilhões em 2019. Nesse patamar, o setor representa aproximadamente 10% do PIB paulista.

O Estado de São Paulo conta com 622 quilômetros de praias e 138 mil hectares de Mata Atlântica, diversos parques e reservas florestais, cavernas, rios e cachoeiras, além de espaços para esportes aquáticos, esporte de aventura e ecoturismo. São mais de 300 cidades com potencial turístico e 70 municípios considerados estâncias balneárias, turísticas, hidrominerais e climáticas, além da capital, com atividade cultural e artística e culinária diversificada.

Para realçar essa riqueza natural e a infraestrutura de atendimento turístico no Interior Paulista, litoral e a capital, o governo estadual lançou campanhas para incentivar a população de outros estados a visitar os diversos destinos do Estado. Vídeos foram programados em rede de televisão nos EUA, inclusive. O turismo paulista está sendo promovido no país e exterior.

A secretaria estadual de Turismo tem liberado recursos para dezenas de cidades com o objetivo de executar obras para infraestrutura e, dessa forma, aumentar o fluxo de visitantes. Entre as obras no Interior e Litoral, estão a colocação de sinalização turística nas ruas dos municípios e comunicação visual dos atrativos turísticos.

Graças incentivos como esse, o Interior de São Paulo foi um dos principais destinos turísticos mais procurados em 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagem. De acordo com a entidade, a instabilidade econômica durante o ano fez os consumidores mudarem o comportamento e os destinos de suas viagens, mas manteve o setor do turismo aquecido. Com a nova conjuntura, roteiros pelo interior do Brasil ganharam ainda mais força, com destaque para São Paulo.

Toda a temática interessa diretamente a Araçatuba e outros municípios da região Noroeste considerados MITs (Municípios de Interesse Turístico). Espera-se que as lideranças regionais se engajem nesse circuito.

Link da matéria: http://www.folhadaregiao.com.br/2020/01/14/opiniao-da-folha-o-turismo-regional/