Site Pequenas Empresas & Grandes Negócios - 17/04/2019

Inovação é tema prioritário para empreendedores, afirma pesquisa

Pesquisa da Desenvolve SP mostra que mais da metade deles pretende investir em inovação até o fim do ano

Por Redação

O investimento em inovação é um tema prioritário para a maior parte dos empreendedores, que planejam investir na área ou já se consideram inovadores. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) com mais de 4 mil empresários paulistas.

A pesquisa foi realizada em fevereiro no estado de São Paulo. A maioria dos 4.228 respondentes lidera micro e pequenos empreendimentos (84,6%), seguidos por startups (8,2%) e médias empresas (6,7%). O setor mais representado foi o de serviços (49%), além do comércio (32,1%) e da indústria (16,1%).

De todo o grupo, 61,4% dizem ter o investimento em inovação como meta principal até o final de 2019. 69,7% deles também acreditam que ser uma empresa inovadora é essencial para a competitividade do negócio.

Quase metade (46,6%) dos empresários diz já se considerar à frente de um negócio inovador. Outros 14,5% se consideram muito inovadores, enquanto 31,8% definem seus negócios como tradicionais.

A definição de inovação, por outro lado, varia entre os empreendedores. Para 40% deles, ela está relacionada, isoladamente, à “adoção de novas tecnologias”, “criação e lançamento de produtos ou serviços revolucionários” ou “melhorias em produtos, serviços ou processos já existentes”. Para outros 61,7%, as empresas inovadoras são as que unem todas as alternativas.

Para a agência, essa diferença de concepção pode explicar o fato de alguns empreendedores não se considerarem inovadores. “Muitos empreendedores ainda estão presos a uma ideia de que inovação, obrigatoriamente, precisa ser disruptiva”, diz Rafael Bergamaschi, superintendente da Desenvolve SP. “Entretanto, é possível inovar investindo na melhoria de produtos ou processos já existentes”.

Link da notícia: https://revistapegn.globo.com/Negocios/noticia/2019/04/inovacao-e-tema-prioritario-para-empreendedores-afirma-pesquisa.html