Desenvolve SP - 31/05/2019

Desenvolve SP divulga pesquisa completa sobre intenção de investimento e inovação nas PMEs paulistas

O estudo exclusivo realizado pela agência de fomento estadual traça um perfil do empresariado e quais seus planos para os negócios em 2019

O que pensa os empresários paulistas, quando o tema é inovação, e como eles enxergam as oportunidades e desafios atuais em um momento onde a economia segue em compasso de espera? Para responder essas e outras perguntas, a Desenvolve SP, a agência de desenvolvimento do Governo de São Paulo, realizou em fevereiro deste ano uma pesquisa com 4.228 participantes de diversos setores produtivos de todo o Estado. O resultado virou um ebook, que está disponível gratuitamente para download, no site da instituição. O material traz apontamentos importantes sobre o tema, revelando as intenções de investimentos nas pequenas e médias empresas (PMEs) para 2019.

Além de traçar um perfil de quem está à frente das PMEs paulistas, o levantamento feito pela Desenvolve SP aborda ainda outras diretrizes ligadas ao tema inovação, como quais as percepções sobre o assunto, qual a importância de inovar para as empresas, quais os objetivos esperados pelos empreendedores ao realizar esse tipo de investimento, as principais dificuldades que eles enfrentam para colocar em prática tais projetos, entre outros.

“Olhar a dinâmica do mercado pela perspectiva do empresário é muito importante para conhecer suas especificidades e atuar de maneira mais assertiva, como na oferta de soluções financeiras, por exemplo. A Pesquisa realizada pela Desenvolve SP vai exatamente ao encontro desse intento e conta com dados fundamentais para incentivar o planejamento nas pequenas e médias empresas paulistas e contribuir com seu crescimento sustentável”, diz Rafael Bergamaschi, superintendente da Desenvolve SP.

De olho no futuro

Entre os principais pontos apresentados pela pesquisa, o destaque fica pelo interesse dos empreendedores em investir, até o final deste ano, em projetos inovadores para ganhar novos mercados. Para 61,4% dos respondentes, essa é a meta nos negócios para os próximos meses. Outra questão muito relevante e para entender o atual cenário foi identificar as necessidades mais urgentes dos empresários. De acordo com as respostas, 59,8% apontaram o uso de recursos para capital de giro como primeira demanda.

Já o conceito do que é inovação ainda é algo um pouco confuso para os empreendedores. Mesmo não sendo a maioria, boa parte (40%) acredita que só pode inovar se criar algo que transforme radicalmente o mercado ou se usar tecnologia de ponta, sem levar em consideração que é possível inovar também com melhorias em produtos, serviços e processos já existentes.

“A pesquisa nos mostra que precisamos desmistificar velhos paradigmas para que iniciativas voltadas à inovação cresçam cada vez mais. São Paulo é um verdadeiro celeiro de novas ideias e oportunidades capazes de transformar projetos em negócios de sucesso. Só a Desenvolve SP já financiou mais de R$ 200 milhões em empreendimentos dessa natureza, o que comprova a vocação inovadora do Estado”, ressalta, Bergamaschi.

O estudo mapeou também os setores da economia e o porte das empresas participantes. Dos mais de 4 mil respondentes, quase metade (49%) são do setor de serviços, seguido de empreendimentos do comércio (32,1%), indústria (16,1%) e agronegócio (2,8%). Já em relação ao tamanho dos empreendimentos, os micros e pequenos negócios totalizaram 84,6%, seguidos pelas startups (8,2%), médias (6,7%) e grandes empresas (0,5%).  Para quem desejar saber mais, esses e outros números estão disponíveis na íntegra para download no site da Desenvolve SP desenvolvesp.com.br.

Sobre a Desenvolve SP

A Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista é a instituição do Governo de São Paulo que financia, por meio de linhas de crédito de longo prazo, o crescimento planejado das pequenas e médias empresas e municípios paulistas. Em 10 anos, são mais de R$ 3,2 bilhões desembolsados, impactando diretamente na geração de empregos e renda em todo o Estado. Saiba mais em www.desenvolvesp.com.br.

Assessoria de imprensa | DESENVOLVE SP
Rua da Consolação, 371 |Cep: 01301-000 – Centro – São Paulo – SP
Tel: (11) 3123- 0448|6077|1463|6052| e-mail: imprensa@desenvolvesp.com.br