Os desejos do cliente
Pesquisas de mercado servem para gerar informações que vão embasar ações e indicadores de monitoramento de desempenho de um produto ou negócio. O alto custo desse levantamento, porém, pode inibir os empresários a optar por esse tipo de estudo e fazer com que escolha alternativas mais em conta. Então, como saber quando esse serviço vale a pena?
Luis Pilli, diretor da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (Abep), diz que a decisão deve ser tomada levando em consideração os resultados que o empreendedor deseja atingir com o negócio e admite que o preço desses produtos realmente tem de ser levado em conta no planejamento das empresas. “Lançamento de produto e inauguração de novos pontos comerciais são algumas situações que pedem pesquisas exclusivas, vitais para o planejamento do empresário. Em outros casos, pode-se buscar alternativas mais baratas”, diz.
Uma delas é compartilhar levantamentos ou adquirir formulários prontos, desenvolvidos por profissionais, e aplicá-los. “Importante é que a escolha seja feita individualmente, em função do foco do negócio”, afirma Pilli.
O empresário que quiser desenvolver um trabalho como esse vai ter de pesquisar bastante antes.Os preços variam muito de fornecedor para fornecedor e existem várias opções e modelos de pesquisa disponíveis no mercado. Segundo o diretor da Abep, o prazo para entrega de um estudo varia de um a quatro meses.