6 dicas para driblar a crise

13/06/2016

É na crise que as empresas precisam se reinventar. Para isso, repensar o modelo de operação adotado pelo negócio e preservar uma posição competitiva perante os clientes é fundamental para encontrar soluções criativas e conseguir se manter no mercado. Confira algumas dicas sobre o assunto de Paula Quaiser, consultora de modelagem de negócios da Canvas Academy, e uma das precursoras do método Canvas Coaching no Brasil.

1. (Re) analise seu portfólio: saiba avaliar o que gera lucro para a empresa. “Mantenha o foco em seu principal produto ou serviço de valor agregado. Deixe de lado ou elimine aqueles de baixo retorno financeiro.”

2. Invista no que oferece de melhor: ao reduzir custos, invista em melhorias no que é válido para o negócio. “Não perca o timing. Agora é a hora de investir na diferenciação para fazer com que seus clientes o valorizem mesmo na crise.”

3. Aumente o Custo de Mudança de seu cliente: quão custoso é para seu cliente migrar para o concorrente? “Se ele não tem nada a perder ao optar por outra empresa, é preciso mudar isso já. Daí surgiram os programas de recompensas, promoções etc.”

4. Aposte em estratégias de comunicação: não é preciso investir apenas em mídias offline. “Uma alternativa para quem não pode investir muito dinheiro em publicidade ainda é o marketing digital. Agregar conteúdo é essencial.”

5. Tenha cautela com as demissões: avalie se realmente é necessário o corte de pessoal. “Demissões também geram despesas. Se realmente for uma opção, é preciso avaliar o desempenho da equipe e buscar ter por perto pessoas competentes para ajudar a empresa a enfrentar as dificuldades.”

6. Reinventar um negócio é tarefa coletiva: para tudo existe solução, só é preciso respirar fundo e encontrar respostas em parceria. “A palavra de ordem é ‘desafiem-se’. Para cada problema sente-se com a equipe e pensem em 40 soluções. É assim que as boas ideias surgem.”

 

Fonte: Revista DesenvolveSP – edição 4, p. 10