5 sugestões para ser um bom negociador e receber bons descontos

13/11/2018

Quem tem – ou já teve – um negócio próprio sabe que negociar é parte indissociável da rotina de qualquer empreendedor. É preciso ter jogo de cintura para lidar com prestadores de serviço, fornecedores parceiros e até mesmo clientes. E mais, é preciso entender que o processo de negociação o levará a um acordo entre duas partes. Ou seja, o resultado dessa negociação tem que render bons frutos para ambas as partes. Portanto, nada de ser inflexível como se apenas os seus interesses estivessem em jogo.

De acordo com a pesquisa ‘Benefícios de se tornar empresário’, publicada pelo Sebrae em abril deste ano, o rendimento médio mensal dos empregadores é 3 vezes superior ao dos empregados. E para 57% dos entrevistados “manter renda” e “ter independência financeira” são os principais motivos para se investir na própria empresa. Essa renda, claro, será diretamente impactada pela capacidade de negociação, e consequentemente de gestão, do empreendedor. Veja aqui cinco sugestões para tornar-se um bom negociador e conseguir bons descontos para sua empresa:

01 – Aprenda a ouvir – Bons negociadores fazem poucas perguntas e escutam muito o que a outra parte tem a dizer. Possivelmente, nessa primeira conversa você conseguirá várias dicas que precisa para conseguir um maior poder de barganha.

02 – Vá para negociação munido do máximo de informações que puder. Pesquise o produto ou serviço que você precisa contratar para sua empresa.

03 – Justifique sua oferta. Descubra maneiras de mostrar o valor da solução que você está propondo e apresente um diferencial para essa solução.

04 – Seja paciente, a ansiedade pode estragar uma boa chance de negociação. Normalmente quem consegue esperar consegue as melhores ofertas. Mesmo que o outro lado tenha pressa, não atropele o processo.

05 – Não entregue o jogo logo de cara, mas também esteja preparado para ceder. Por mais que você não deva demonstrar, inicialmente, o quanto precisa daquele produto ou serviço, tenha cuidado com o excesso de “charme” que pode afugentar um ótimo parceiro/fornecedor. Saiba fazer concessões na hora certa.