Com financiamento da Desenvolve SP, empresária torna sua pousada mais sustentável
Empreendimento na Serra da Mantiqueira ganhou sistema de iluminação fotovoltaica; recursos utilizados são da linha Desenvolve Mulher Sustentável, exclusiva para empresas administradas por mulheres
Em meio à mata nativa da Serra da Mantiqueira, a cerca de duas horas e meia da capital paulista, a Pousada Reserva Nativida, em Santo Antônio do Pinhal, recebeu um sistema de iluminação com energia fotovoltaica. A proprietária, Rosangela Aparecida da Rocha, e o marido Fábio Moraes da Rocha, utilizaram recursos da recém-lançada linha de crédito Desenvolve Mulher Sustentável, da Desenvolve SP, que é a agência de fomento do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O investimento foi de R$ 20 mil e vai garantir energia renovável para o empreendimento, um antigo sonho do casal. “Com essa decisão, além de termos energia mais limpa e econômica, contribuímos também para preservar a região em que nos instalamos”, explica a empresária. O local é considerado uma área de Preservação Permanente (APP), com trilhas, nascente e uma pequena cachoeira que dá sequência a um riacho.
Na Linha Desenvolve Mulher Sustentável, escolhida por Rosangela, as taxas são ainda menores para projetos de Economia Verde, voltados à sustentabilidade, como compra e instalação de placas solares, melhoria de sistema de iluminação (energia fotovoltaica) e substituição de equipamentos movidos a combustível fóssil por dispositivos com energia limpa, além de projetos de eficiência energética em geral.
O casal foi construindo a pousada aos poucos, desde que adquiriu o terreno em 2010 com as economias que dispunham. O negócio foi projetado para o futuro dos dois, na aposentadoria, mas foi antecipado graças ao sucesso conquistado junto a amigos e conhecidos.
“Os primos dos primos começaram a alugar o antigo chalé para o finais de semana e daí para a frente as reservas só cresceram”, lembra ela, que precisou investir na ampliação do espaço.
Hoje, a charmosa pousada conta com quatro suítes com hidro (além do chalé transformado em sede, recepção e em sala de café da manhã) e se firmou como um destino romântico, principalmente nos meses de inverno, para casais que querem desfrutar da tranquilidade e do clima da região, a apenas 18 quilômetros do burburinho de Campos do Jordão.