Crédito da Desenvolve SP impulsiona crescimento de padaria artesanal na capital paulista
Financiamento permitiu aos sócios Lucas e Tiago abrir nova unidade da Santiago Padaria Artesanal em Higienópolis
Decididos a expandir sua padaria artesanal, os empresários Lucas Emídio Alves e Tiago Oliveira Saraiva, bateram à porta da Desenvolve SP, agência de fomento do Governo de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em busca de recursos para concretizar os planos do negócio iniciado em 2017.
Alves e Saraiva já eram donos da Santiago Padaria Artesanal, no bairro da Pompeia, na capital paulista, e inauguraram a segunda unidade no início deste ano, na rua Maria Antônia, no coração de Higienópolis. O investimento veio por meio da linha de Financiamento ao Investimento Paulista (FIP).
“Não queríamos a figura de um sócio-investidor, mas também não tínhamos recursos próprios para expandir o negócio. Por isso, procuramos a Desenvolve SP”, explica Alves. “Empresas de pequeno porte como a nossa não conseguem acessar essas boas condições em bancos comerciais”, afirma.
Atualmente, a nova unidade da padaria gera 65 empregos diretos, com perspectiva de abertura de novas cinco vagas nos próximos meses. Além disso, são outros 30 profissionais contratados na matriz. Em São Paulo, inclusive, o setor de panificação gera mais de 1 milhão de postos de trabalho, segundo estimativa do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sindipão).
Democratizar o acesso das micro, pequenas e médias empresas paulistas, como a Santiago, é um dos principais objetivos da Desenvolve SP, que oferece crédito ao setor privado a partir de 0,5% ao ano + Selic e prazos de pagamento que chegam a 10 anos.
De janeiro a junho deste ano, a Desenvolve SP já desembolsou R$ 414 milhões para os setores público e privado. Apenas para micro, pequenas e médias empresas do estado de São Paulo, foram liberados R$ 273,1 milhões.
Para saber mais sobre as opções de crédito, acesse www.desenvolvesp.com.br