
Sobre essa Região
Administrativa (RA)
Composta por 47 municípios, a Região Administrativa de Sorocaba possui economia altamente diversificada. O destaque fica por conta de um dos centros mais importantes do estado de fabricação de implementos de telecomunicações. Além do setor eletroeletrônico, o de alimentos, de máquinas e equipamentos, de metal mecânico e de metalurgia também compõem a linha de frente produtiva local, sobretudo pelo número de empregos gerados. Já entre os setores de maior dinamismo estão o farmacêutico e o de couros e calçados.
A indústria automobilística também está ampliando sua importância na economia regional juntamente com a de material de transportes e química. Também merecem menção os aglomerados produtivos de vestuário e confecções; máquinas e equipamentos; informática, eletrônicos e ópticos. Esse perfil faz com que a indústria de média-alta tecnologia da RA seja responsável por 54,8% das exportações por intensidade tecnológica enquanto que a média estadual é 28,7%. A indústria de média-baixa tecnologia também atinge patamar acima da média paulista: 17%, contra 10,7%.
A RA ainda abrange nove dos 12 polos de desenvolvimento criados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para incentivar os setores produtivos da região. São eles: Automotivo; Biocombustíveis; Derivados do petróleo e petroquímicos; Metal-Metalúrgico, Máquinas e Equipamentos; Papel, celulose e reflorestamento; Químico, borracha e plástico; Saúde e Farma; Tech (Agritech, Aeroespacial, Serviços Tecnológicos); e Têxtil, vestuário e acessórios.