
Sobre essa Região
Administrativa (RA)
Com 39 municípios e quase metade (47,4%) dos mais de 43 milhões de habitantes do Estado, a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) é conhecida como a capital financeira do continente latino-americano, e a presença marcante dos setores industrial e de serviços faz dessa região o principal arranjo econômico do Brasil e da América Latina.
Do segmento de veículos e carrocerias ao de borracha e plástico, passando pelos produtos de metal, vestuário e confecções, alimentos, químico, máquinas e equipamentos, entre outros, é essa grande variedade de setores um dos pontos que contribui para seu perfil de destaque.
Por possuir uma atividade econômica que não é distribuída de maneira uniforme por todo seu território, essa RA conta com municípios diversos em suas características e potencialidades. São espaços que vão dos que abrigam atividades mais dinâmicas e complexas até as chamadas "cidades dormitórios". Nesse sentido, a capital paulista é o grande centro catalisador da região, tanto em termos industriais quanto na prestação de serviços.
A RA ainda abrange nove polos de desenvolvimento criados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para incentivar os setores produtivos da região. São eles: Alimentos e Bebidas; Automotivo; Biocombustíveis; Derivados do petróleo e petroquímicos; Metal-Metalúrgico, Máquinas e Equipamentos; Químico, borracha e plástico; Saúde e Farma; Tech (Agritech, Aeroespacial, Serviços Tecnológicos); e Têxtil, vestuário e acessórios.