
Sobre essa Região
Administrativa (RA)
Além de abrigar o maior complexo portuário da América do Sul e o mais importante da costa leste da América Latina, a Região Administrativa da Baixada Santista tem no pré-sal da Bacia da Santos um dos principais vetores de dinamização da sua economia, com impactos diretos em segmentos como a da siderurgia e a construção de embarcações, por exemplo. Com uma estrutura industrial marcada pela presença do refino de petróleo, metalurgia básica, químicas e plantas industriais, a R.A de Santos tem ainda como setores de destaque o de alimentos e minerais não metálicos, como a brita.
Não é à toa que empresas de grande porte desses setores estão instaladas na região e dinamizam a distribuição dos empregos formais. Entre os destaques da região, de acordo com o estudo é possível notar que enquanto as grandes empresas detêm o maior número de postos de trabalho (mais de 97%) ligados à metalurgia e derivados do petróleo, nos setores químico e alimentício quem mais emprega são as pequenas e médias empresas, com 79,4% e 72,7%, respectivamente.
A RA ainda abrange quatro polos de desenvolvimento criados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para incentivar os setores produtivos da região. São eles: Biocombustíveis; Derivados do petróleo e petroquímicos; Químico, borracha e plástico; e Saúde e Farma.