
Sobre essa Região
Administrativa (RA)
Com uma economia diversificada a partir da cadeia industrial do agronegócio - destaque para fabricação de produtos alimentícios e máquinas e equipamentos - a Região Administrativa de Ribeirão Preto tem presença de importantes polos de desenvolvimento tecnológico do setor sucroalcooleiro, principalmente, nas áreas de biotecnologia, energia limpa e novos materiais. A RA também sobressai nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e nos segmentos de serviços, sobretudo no campo da saúde e educação.
Um dos principais pontos revelados pelo estudo, inclusive, é a relação direta entre inovação e a geração de empregos na região. Ao olhar a distribuição de empregos formais na indústria local é possível identificar que as empresas que mais empregam são as dos segmentos de biocombustíveis e de alimentos, conhecidas por investirem constantemente em novos processos e tecnologias para agregar valor aos seus produtos. Não é à toa que essa região, referência por abrigar polos tecnológicos e centros de pesquisa de excelência no País, apresente também indicadores sociais mais elevados, como maior taxa de escolaridade e circulação de renda. Segundo o estudo, mais da metade da população, 68,2%, reside em municípios com alta riqueza e média ou alta escolaridade.
A RA ainda abrange cinco polos de desenvolvimento criados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para incentivar os setores produtivos da região. São eles: Alimentos e Bebidas; Biocombustíveis; Metal-Metalúrgico, Máquinas e Equipamentos; Saúde e Farma; e Tech (Agritech, Aeroespacial, Serviços Tecnológicos).