
Sobre essa Região
Administrativa (RA)
Além de contar com uma estrutura industrial voltada para a agroindústria, muito ligada à produção de açúcar e biocombustível, a Região Administrativa de Presidente Prudente também se destaca pelas atividades pecuárias, como o abate bovino e seus derivados, situando a região como uma das maiores exportadoras nacional do produto. A presença de aglomerados produtivos nos setores de confecções e vestuários, couro e calçados e móveis são outros destaques da economia local.
O estudo também levantou como é a distribuição de empregos nos setores estratégicos das indústrias na região. Os quatro primeiro lugares juntos somam aproximadamente 76% do total dos postos de trabalho formal. Na ordem está o segmento de alimentos, com quase 40% do total, seguido das empresas de biocombustíveis, com pouco menos de 20%, têxteis, com cerca de 10% e calçadistas com 8%.
Outro dado que merece atenção dos empreendedores é referente às exportações por intensidade tecnológica. Mais de 90% dessas saídas são de origem das indústrias de baixa tecnologia, número quase três vezes maior do que a média estadual.
A RA ainda abrange um polo de desenvolvimento (Biocombustíveis) criado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para incentivar os setores produtivos da região.