
Sobre essa Região
Administrativa (RA)
A indústria nacional de alimentos é o carro-chefe da economia da Região Administrativa de Marília, que se destaca também pela produção de álcool e de carne bovina. Dos 51 municípios que compõem a região, 36 deles possuem empresas que produzem açúcar em bruto, biscoitos, pães, massas, entre outros. Tem peso também na economia local o setor de máquinas e equipamentos para a agropecuária e produtos de metal para a construção civil.
De acordo com o levantamento, quase 50% dos empregos gerados pela indústria na região se concentram no setor alimentício. Outros 25% advêm da produção de produtos de metal.
Outro dado que chama a atenção no estudo é a escolaridade que impacta diretamente nos empregos formais. A região ocupa a segunda posição no ranking de educação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). Entre 2006 e 2016, houve um crescimento de 18 pontos percentuais, chegando a 61,8%, no índice dos trabalhadores com níveis de ensino médio completo e superior incompleto.
A RA ainda abrange dois polos de desenvolvimento (Alimentos e Bebidas, e Papel, celulose e reflorestamento) criados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para incentivar os setores produtivos da região.