
Sobre essa Região
Administrativa (RA)
A economia da Região Administrativa de Itapeva, baseada na indústria alimentícia bastante diversificada, se estrutura também em torno do agronegócio e da agroindústria. Outro aspecto forte da indústria local é o volume de investimentos na produção de papel e celulose. Além dos setores de minerais não metálicos, químico e madeira e dos aglomerados produtivos de confecção e vestuário que apresentam forte expressão regional.
A produção industrial tem ligação direta com a geração de empregos formais. O estudo aponta que 86,6% das carteiras assinadas na R.A concentram-se nos setores competitivos selecionados, em empresas de pequeno e médio portes, que impactam diretamente na geração de renda dos municípios.
Em contraponto, a produção industrial pouco diversificada e as restrições ambientais que existem na Área de Preservação Permanente, limítrofe a região de Registro, apresentam-se como uma fraqueza para economia local.
A RA ainda abrange dois polos de desenvolvimento (Eco-florestal, e Papel, celulose e reflorestamento) criados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para incentivar os setores produtivos da região.