
Sobre essa Região
Administrativa (RA)
Conhecida como um grande polo do setor calçadista, a Região Administrativa de Franca tem capacidade para produzir muito mais. Além das confecções ligadas ao couro e calçados, as empresas locais se destacam pela agroindústria de alimentos, centrada na produção de açúcar, abate de suínos, preparação do leite e ração para animais, e também por máquinas e equipamentos voltados para a agricultura e pecuária. A relevância da indústria cafeeira para a economia local também merece destaque, uma vez que a região ocupa o status de principal área de produção de café no Estado de São Paulo.
Outro aspecto relevante apontado pelo estudo é a relação entre os setores já consolidados e o número de empregos gerado na região. Os segmentos de alimentos e calçadistas são os que mais empregam na região de Franca. Juntos, os setores somam mais de 70% dos postos de trabalho formais na indústria, o que demonstra a força e o impacto dessas empresas mais tradicionais no desenvolvimento local.
A RA ainda abrange dois polos de desenvolvimento (Couros e calçados, e Saúde e Farma) criados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para incentivar os setores produtivos da região.