
Sobre essa Região
Administrativa (RA)
A Região Administrativa Central do estado reúne 26 munícipios e apresenta estrutura produtiva multiespecializada. Combina indústria de alto valor agregado e de elevado conteúdo tecnológico com setores tradicionais da indústria de transformação. A agroindústria voltada à produção de açúcar em bruto, suco de frutas e ração tem presença em 17 cidades.
Outros destaques na economia local são os aglomerados produtivos têxteis – em Ibitinga, Borborema e Tabatinga -, os setores de vestuário e confecção, minerais não metálicos, máquinas, aparelhos e materiais elétricos e produtos de metal. Os segmentos plásticos e químico também apresentam faturamento crescente.
O desenvolvimento tecnológico, igualmente, tem forte peso no setor produtivo da RA Central. O município de Gavião Peixoto sedia braço da Embraer responsável pela montagem final das aeronaves. Já São Carlos abriga importantes centros e institutos de pesquisa nos segmentos médicos e farmacêuticos; energia limpa e renovável; biotecnologia; além de parques de tecnologia, um deles inclusive sendo considerado o primeiro conglomerado de terceira geração do país.
A RA ainda abrange quatro polos de desenvolvimento criados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para incentivar os setores produtivos da região. São eles: Alimentos e Bebidas; Metal-Metalúrgico; Saúde e Farma; e Têxtil, vestuário e acessórios.