
Sobre essa Região
Administrativa (RA)
A força empreendedora da Região Administrativa de Campinas é conhecida em todo país. A RA tem estrutura econômica bastante diversificada e uma base industrial que contempla desde as atividades tradicionais até as mais especializadas, que envolvem ciência e tecnologia. Além disso, possui agricultura moderna e integrada à indústria, bem como um sofisticado setor de serviços associados às dinâmicas industrial e urbana regionais.
Outra característica apontada no estudo é o polo de produção tecnológica que se formou em função da grande concentração de centros de pesquisa e universidades públicas e privadas na região, atraindo cada vez mais empresas interessadas em se beneficiar desse ambiente produtor de conhecimento científico e de inovação tecnológica.
Os municípios de Campinas e região contam com um ambiente que favorece o desenvolvimento de projetos disruptivos e de alta complexidade tecnológica. Além disso, a RA apresenta condições demográficas bastante positivas, como concentração populacional, População em Idade Ativa (PIA) e bons indicadores do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), características que contribuem para geração de mão de obra das empresas e fortalecem a economia da região.
A RA ainda abrange dez dos 12 polos de desenvolvimento criados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para incentivar os setores produtivos da região. São eles: Alimentos e Bebidas; Automotivo; Biocombustíveis; Derivados do petróleo e petroquímicos; Metal-Metalúrgico, Máquinas e Equipamentos; Papel, celulose e reflorestamento; Químico, borracha e plástico; Saúde e Farma; Tech (Agritech, Aeroespacial, Serviços Tecnológicos); e Têxtil, vestuário e acessórios.