
Sobre essa Região
Administrativa (RA)
A dinâmica econômica da Região Administrativa de Bauru é marcada, principalmente, pela atividade agroindustrial. A RA se destaca como produtora de açúcar e álcool e conta ainda com a presença do setor de calçados, máquinas e equipamentos e papel e celulose.
O principal aspecto revelado no estudo é a diversidade da produção da agroindústria local: açúcar, abate de suínos e aves, derivados do cacau, alimentos, estão entre os setores de destaque e já consolidados na economia regional. Já os setores de biocombustíveis e de geração de energia limpa, além da exportação de produtos de alta intensidade tecnológica, despontam como oportunidades para a região.
A relação direta entre inovação e desenvolvimento é observada na geração de empregos formais na indústria regional. O segmento de biocombustíveis é o que mais emprega entre as empresas de grande porte, à frente de alimentos e de máquinas e equipamentos.
A RA ainda abrange cinco dos 12 polos de desenvolvimento criados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para incentivar os setores produtivos da região. São eles: Alimentos e Bebidas; Biocombustíveis; Couros e calçados; Derivados do petróleo e petroquímicos; e Papel, celulose e reflorestamento.