
Sobre essa Região
Administrativa (RA)
Com uma estrutura produtiva de perfil marcadamente agroindustrial, a Região Administrativa de Araçatuba tem como principal característica a integração entre as atividades primária (de produção e recuperação de matérias-primas) e secundária (de transformação da matéria-prima em produtos acabados ou manufaturados). A indústria de papel e celulose, por exemplo, também recebeu relevantes investimentos nos últimos anos, aparecendo como um dos setores dinâmicos da economia local.
Por ter uma localização estratégica próxima à Hidrovia Tietê-Paraná, além do fato de ser o maior polo sucroalcooleiro do oeste paulista, a RA foi incluída no Sistema Multimodal de Logística do Etanol. Outro ponto de destaque na RA são os aglomerados produtivos de couro e calçados, presentes em 16 municípios, e o de vestuário e confecção.
Atualmente, os setores de biocombustíveis, de couro e calçados e também o alimentício aparecem como um dos mais estratégicos da região. Juntos os três setores concentram mais de 70% da carteira de empregos formais da RA.
A RA ainda abrange dois polos de desenvolvimento (Biocombustíveis e Couros e calçados) criados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para incentivar os setores produtivos da região.