O Movimento pela Inovação pretende apoiar empresas, startups e pesquisadores a investir em inovação, encurtando a distância entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento para transformar o conhecimento produzido em parques tecnológicos, incubadoras e universidades em produtos e negócios de sucesso, gerando empregos e renda.
A iniciativa conta com a participação de importantes instituições e organismos multilaterais do campo da inovação e da pesquisa, como a Desenvolve SP, a FAPESP, o Centro Paula Souza, a Embrapii, o Sebrae-SP, a Finep, o BNDES, universidades, centros de pesquisas, fundos de investimento, parques tecnológicos, entre outros.
Guia Rápido do Movimento pela Inovação
Vídeos de Inovação
{{destaque.snippet.title}}
{{destaque.snippet.description}}
{{lp.load()}} Mais Vídeos Sobre Inovação{{news.post_title}}
{{evento.post_title}}
Não há eventos futuros registrados no momento.
Apresentação
Confira as apresentações (em PDF) das palestras realizadas pelos apoiadores do Movimento pela Inovação e saiba mais sobre os diversos tipos de inovação, projetos inovadores e formas de acesso ao crédito.
Apoiadores do Movimento pela Inovação
Clique no logos abaixo e conheça as instituições parceiras do Movimento pela Inovação e saiba como elas podem ajudar sua empresa a inovar!

FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país, a FAPESP está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo, e possui o Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).
(11) 3838 4000 Luiz Paulo Gonçalves [email protected] http://www.fapesp.br/
EMBRAPII - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial
A EMBRAPII atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.
(61) 2196-7766 http://embrapii.org.br/
SENAI / SP – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – São Paulo
O SENAI-SP possui ampla rede de laboratórios, profissionais altamente qualificados, equipamentos de última geração e infraestrutura dedicada a serviços laboratoriais, consultorias, pesquisa aplicada e inovação; portanto, um portfólio de soluções tecnológicas completas para atender as demandas do setor produtivo. O edital SESI SENAI de Inovação é uma das ferramentas que buscam reforçar o apoio em fomento a projetos de desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores na indústria ou startups de base de base tecnológica.
(11) 3146-7277 Carlos Alberto Pereira Coelho [email protected] http://www.sp.senai.br
FINEP - Financiadora de Estudos e Pesquisas
Promove o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.
(11) 3847-0300 [email protected] http://www.finep.gov.br/
INOVA PAULA SOUZA - Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Paula Souza
A Agência de Inovação INOVA Paula Souza, o Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Paula Souza, foi criada através da Deliberação CEETEPS-6, de 25/11/2010 e tem atribuições de coordenar ações dirigidas ao desenvolvimento de parcerias com as empresas, com o setor público e com as instituições de ciência e tecnologia, com o objetivo de criar oportunidades para que pesquisas aplicadas contribuam para o desenvolvimento social e econômico do Estado de São Paulo e do País.
(11) 3324 3336 [email protected] http://www.inovapaulasouza.sp.gov.br/
SEBRAE-SP - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - São Paulo
O Sebrae-SP é uma entidade que tem em seu conselho administrativo representantes da iniciativa privada e do setor público. Essa composição visa sintonizar as ações que buscam estimular e promover as empresas de micro e pequeno porte com as políticas de desenvolvimento econômico e social. Constitui-se portanto, numa instituição que prepara os micro e pequenos empresários para obterem as condições necessárias para crescer e acompanhar o ritmo de uma economia competitiva.
0800 570 0800 http://www.sebraesp.com.br/
Instituto Euvaldo Lodi - IEL / CNI - Confederação Nacional da Indústria
O IEL prepara as empresas para um ambiente de alta competitividade, oferecendo soluções em gestão corporativa, educação empresarial e desenvolvimento de carreiras. No campo da inovação é responsável pela coordenação da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), movimento criado para fortalecer e ampliar a inovação no Brasil.
(11) 3040-3370 http://www.portaldaindustria.com.br/iel/
BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social
Empresa pública federal é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental.
[email protected] http://www.bndes.gov.br/
SP VENTURES
A SP Ventures é referência na condução de investimentos em Venture Capital no Brasil. Nossa atuação baseia-se na compra de participação acionária de empresas reconhecidamente inovadoras, com altíssimo potencial de crescimento no curto prazo.
(11) 2594-8774 [email protected] http://spventures.com.br/Perguntas Frequentes
1.O que é o Movimento pela Inovação?
O Movimento pela Inovação é uma iniciativa da Desenvolve SP, com o apoio de entidades como FAPESP, Finep, IPT, Centro Paula Souza, entre outros, para incentivar o investimento em inovação e tecnologia nas pequenas e médias empresas do estado de São Paulo.
2.Como eu sei se meu projeto é inovador?
Existem vários tipos de inovação e cada instituição tem sua forma de avaliar e enquadrar um projeto inovador. O ideal é detalhá-lo da melhor forma possível (confira aqui o modelo). Caso tenha alguma dúvida conte com o apoio de um dos nossos parceiros.
3.Não tenho garantias para contratar um financiamento, posso apresentar um projeto?
Sim. A Desenvolve SP opera quatro fundos garantidores que podem ser contratados para complementar ou cobrir integralmente as garantias reais exigidas nas operações de crédito.
4.Minha empresa não encerra balanço, posso financiar meu projeto?
Sim. Para algumas linhas de inovação voltadas para empresas nascentes (startups) não é exigida apresentação de um balanço formal. O que requer maior detalhamento na descrição do projeto e apresentação da empresa e seus sócios.
5.O Movimento pela Inovação é voltado apenas para financiamentos?
Não. O objetivo do Movimento é incentivar o investimento em inovação, muitas vezes a empresa não tem capital próprio para investir, ou o uso do capital pode prejudicar a saúde financeira do negócio. Por isso linhas de financiamento de longo prazo e com juros baixos, podem ser uma boa alternativa. Mas existem outras opções de crédito, como linhas de subvenção (não reembolsáveis) da FAPESP, Emprapii e Finep. Ou ainda aportes via venture capital, onde Fundos de Participação colocam recursos na empresa em troca de participação societária.
6.O que é TJLP?
TJLP significa Taxa de Juros de Longo Prazo. A TJLP é calculada com base em dois parâmetros: uma meta de inflação calculada (pro rata) para os doze meses seguintes ao primeiro mês de vigência da taxa, inclusive, baseada nas metas anuais fixadas pelo Conselho Monetário Nacional; e um prêmio de risco. A TJLP é divulgada trimestralmente pelo Banco Central do Brasil até o último dia útil do trimestre imediatamente anterior ao de sua vigência para as posições de 1º de janeiro, 1º de abril, 1º de julho e 1º de outubro, sendo expressa em percentual ao ano.
7.O que é IPCA?
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado mensalmente pelo IBGE, mede a variação do custo de vida das famílias com rendimento mensal compreendido entre 1 a 40 salários mínimos nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia. O IPCA é o indexador utilizado para fazer a correção monetária de grande parte dos produtos oferecidos pela Desenvolve SP.
8.Estou no interior de São Paulo, como entro em contato para apresentar meu projeto?
É possível fazer tudo pela internet. Depois de preencher o seu projeto de investimento é preciso enviá-lo, junto com toda a documentação necessária, pelo próprio site da Desenvolve SP. Basta se cadastrar em Negócios Online. Saiba como
9.A Desenvolve SP possui consultorias ou consultores autorizados a atuar em nome da Agência?
A Desenvolve SP não credencia e não indica consultores, pessoas físicas ou jurídicas, como intermediários para facilitar, agilizar ou aprovar operações de crédito. Os interessados devem procurar uma associação empresarial parceira ou se dirigir diretamente à Agência.