Como pode ser observado nos exemplos dos cases apresentados neste relatório, do ponto de vista do desenvolvimento econômico e social sustentado, os projetos que a instituição financia contribuem para o fortalecimento da cadeia produtiva de diversos setores da economia, para a valorização e disseminação da cultura empreendedora paulista e para geração de empregos. Contribuem também para que o setor público possa estruturar um modelo de gestão mais eficiente com maior capacidade de investimento na expansão e modernização das cidades.
Com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável e competitivo de São Paulo, dispõe de diversos mecanismos de financiamento que, direta ou indiretamente, colaboram para o alcance de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Alguns inspiraram as histórias dos cases de financiamento que ilustram este Relatório.
Destaque para os investimentos voltados para acabar com a pobreza em todas as suas formas, por exemplo, com a Linha de Financiamento para o Vale do Ribeira e o Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Ribeira (ODS 1), investimento em saúde (ODS 3) oferecido, por exemplo, pela Linha BNDES Saúde e pela Profarma, educação e cultura (ODS 4) com a Linha Arena Multiuso e a BNDES PMAT, saneamento (ODS 6) com a Linha de Financiamento para Estudos em Projetos de Infraestrutura, energia renovável e eficiência energética (ODS 7) com a Linha Economia Verde, fomentar a inovação (ODS 9) com o Programa São Paulo Inova e mobilidade urbana (ODS 11) com a Linha Via SP.