Compartilhar tem sido uma das principais estratégias utilizadas por quem pensa no uso sustentável e qualificado da produção de bens e serviços, pois é o caminho para aperfeiçoar sua utilização e evitar desperdício. E é esse o princípio que a Sun Mobi, primeira enertech do Brasil, possibilita para empresas ou pessoas físicas no consumo de energia produzida pelo sol.
A grande inovação oferecida pela empresa está no fato de o consumidor não precisar ter que instalar painéis solares na sua casa ou empresa: ele contrata um pacote de créditos de energia, que é gerada e compartilhada pela própria usina solar da Sun Mobi, localizada em Araçoiaba da Serra , e cuja instalação foi financiada pela Desenvolve SP.
O projeto deu tão certo que, em menos de seis meses de atuação, a usina comercializou todo o potencial de energia gerada. Só na primeira fase, a geração deve evitar a emissão de 216 toneladas de CO2 ao longo da sua vida útil, estimada em 25 anos. Esse montante equivale às emissões de um automóvel a gasolina que percorra 853 mil km, o equivalente a cerca de 20 voltas ao redor da terra.