O crédito consciente e em condições suportadas por empresas e municípios paulistas pode transformar de forma positiva a economia do Estado ao gerar emprego e renda. Adicione-se a ele financiamento de longo prazo com as melhores condições para investir em tecnologia, inovação e aumentar a eficiência e a sustentabilidade nos negócios, significando respeito ao meio ambiente e preservação de recursos naturais.
A instituição atua por meio das linhas de financiamento e, na qualidade de agente financeiro do governo, como administradora dos Fundos de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, um dos principais instrumentos de promoção do desenvolvimento regional. Além disso, oferece opções de garantias por meio de quatro Fundos Garantidores, que facilitam o acesso do pequeno empreendedor ao crédito, apoiando o crescimento das empresas, incluindo startups.
As linhas de financiamento e os programas de Governo são destinados à ampliação, modernização, aumento da capacidade produtiva, instalação de novas plantas, aquisição de máquinas e equipamentos, investimentos em projetos sustentáveis e inovadores.
A instituição oferece ainda linhas de capital de giro, para apoiar os empreendedores e gestores em face do resultado do cenário econômico dos últimos anos. São importantes nesse contexto, pois oferecem recursos para as necessidades de caixa da pequena e média empresa, garantindo a saúde financeira do negócio. Tanto que, os financiamentos para capital de giro, em 2017, representaram boa parte dos desembolsos: 43%.
Como consequência do momento econômico do país, o aumento na busca por capital de giro foi expressivo: crescimento de 250% quando comparado a 2016. Um dos motivos foi a ampliação do Crédito Digital; modalidade representou 17% dos desembolsos para capital de giro.
Para atender à demanda de uma economia como a brasileira, o portfólio de produtos da agência é composto por linhas de crédito próprias, linhas de repasses do BNDES e da Finep e por programas de governo desenvolvidos para aumentar a competitividade dos pequenos e médios negócios e incentivar o crescimento planejado e sustentável das cidades paulistas.
Mantendo sua característica, a agência oferece aos municípios linhas de financiamento com juros baixos e longos prazos para projetos de implantação ou ampliação da malha viária, parques industriais, centros de comercialização ou distribuição agropecuária. Essas linhas podem ser utilizadas para ciclovias, iluminação, construção ou reforma de arenas multiuso para eventos esportivos, econômicos, culturais e sociais.
Para que o projeto de investimento de uma prefeitura seja financiado pela Desenvolve SP é necessário que o município cumpra algumas exigências, tudo de forma clara e transparente:
O sonho do negócio próprio que virou realidade para o casal de empreendedores Márcio e Caroliny
Modernização do sistema de iluminação pública de Taubaté: qualidade de vida para a população, economia para a cidade