Desenvolve SP

Presidente do Desenvolve SP participa do Fórum do Desenvolvimento ao lado de lideranças internacionais

Sergio Gusmão Suchodolski esteve presente em dois painéis no evento promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE)

O presidente do Desenvolve SP, Sergio Gusmão Suchodolski, participou nesta segunda-feira do Fórum do Desenvolvimento, evento realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) para discutir sustentabilidade e agendas de futuro. Participaram do evento lideranças internacionais como a diretora geral adjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Marie-Hélène Loison; o embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms; o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Jorge Arbache; e o vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Ricardo Mourinho Félix. O evento prossegue nesta quarta-feira (16).

Suchodolski participou de dois painéis. O primeiro debate apresentou o Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável, do qual o presidente do Desenvolve SP é coordenador. O documento trouxe um diagnóstico dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e propôs ações para acelerar o cumprimento das 17 metas. O Plano foi entregue aos economistas dos presidenciáveis.

O documento avalia a atuação do Sistema Nacional de Fomento (SNF) na Agenda 2030 a partir de quatro eixos norteadores: ambiental, social, econômico e institucional. Em seguida, define cinco missões estratégicas para orientar o desenho de políticas de fomento voltadas ao cumprimento dos ODS: Futuro digital, inteligente e inclusivo; Ecossistema de inovação em bioeconomia e para a Amazônia; Agronegócio engajado; Infraestrutura e cidades sustentáveis; e Saúde como motor do desenvolvimento.

“Estamos na véspera de renovar nosso ciclo de políticas públicas com as eleições e há um papel fundamental para ser desempenhado, inclusive na ponta. Os desafios são inúmeros, mas estamos adequados a dar conta deles. Talvez o Brasil seja um dos países com um dos sistemas mais robustos de financiamento ao desenvolvimento do mundo”.

Financiamento ao desenvolvimento sustentável

O presidente do Desenvolve SP também atuou como moderador no painel “O papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento para o financiamento ao desenvolvimento sustentável”, que discutiu como os bancos de desenvolvimento, agências de fomento e cooperativas de crédito podem auxiliar a impulsionar o desenvolvimento sustentável no país.

“A importância desse painel foi demonstrar quão rica é essa grande família das instituições financeiras de desenvolvimento e sua diversidade. Vivemos um momento de relançamento da economia em novas bases, apesar do momento difícil, sobretudo para a Europa com o conflito na Ucrânia, trazendo diversos choques na economia mundial”, destacou Suchodolski.

Participaram do painel o vice-diretor Geral do Bank for International Settlements (BIS), Luiz Awazu Pereira da Silva; o chefe do Escritório Regional para América Latina do Banco Europeu de Investimento (BEI), Alexandre Staff Varela; a diretora do Banco Mundial para o Brasil, Paloma Casero; e o diretor-executivo de Estratégia da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e Secretário Geral do Finance in Common, Adama Mariko.

 

 

Sair da versão mobile