Ícone do site Desenvolve SP

Região possui Indústria e Serviços fortes e potencial para inovação

Estudo inédito mapeou potencialidades, oportunidades e desafios relacionados à atividade econômica da Região Administrativa de Campinas

A Desenvolve SP, instituição financeira do Governo de São Paulo, divulgou recentemente um estudo inédito sobre as características econômicas de cada uma das 16 RAs (Regiões Administrativas) do Estado – incluindo a de Campinas, onde estão as cidades de Sumaré, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Paulínia. O objetivo do mapa é possibilitar que o público conheça ainda mais as características específicas da sua respectiva região e, dessa forma, possa utilizá-las “para empreender de forma mais assertiva e planejada”. Segundo o estudo, a RA possui ampla base industrial, potencial em Ciência e Tecnologia, agricultura forte e um “sofisticado setor de serviços”, além de um grande potencial para a inovação.

Encomendado à Fundação Seade, instituição que é referência na produção de estatísticas socioeconômicas e demográficas, o estudo identificou as potencialidades, desafios e oportunidades das 16 RAs e, agora, a Desenvolve SP disponibiliza essas informações para mostrar São Paulo sob uma nova perspectiva. O estudo pode ser consultado em https://www.desenvolvesp.com.br/mapadaeconomiapaulista/.

Para realizar a análise dos setores estratégicos, foram considerados indicadores importantes ligados à Competitividade Regional (geração de empregos), ao Porte das Empresas Locais (por empregados), Dinamismo (faturamento das empresas) e ao IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social). Anúncios de investimentos produtivos divulgados na imprensa também fizeram parte do estudo e ajudaram a apontar tendências setoriais e regionais da economia paulista.

A REGIÃO

Segundo o estudo, a Região Administrativa de Campinas tem estrutura econômica bastante diversificada e uma base industrial que contempla desde as atividades tradicionais até as mais especializadas, que envolvem Ciência e Tecnologia. Além disso, possui agricultura moderna e integrada à indústria, bem como um sofisticado setor de serviços associados às dinâmicas industriais e urbanas regionais.

O Mapa da Economia Paulista destaca o polo de produção tecnológica que se formou em função da grande concentração de centros de pesquisa e universidades públicas e privadas na RA de Campinas, atraindo cada vez mais empresas interessadas em se beneficiar desse ambiente produtor de conhecimento científico e de inovação tecnológica.

“Campinas e região contam com um ambiente que favorece o desenvolvimento de projetos disruptivos e de alta complexidade tecnológica. Além disso, a RA apresenta condições demográficas bastante positivas como concentração populacional, PIA (População em Idade Ativa) e bons indicadores do IPRS, características que contribuem para a geração de mão de obra das empresas e fortalecem a economia da região, destacou Nelson de Souza, presidente da Desenvolve SP.

O estudo traz ainda dados referentes à geração de emprego nas indústrias, colocando como destaque o segmento de alimentos e de material de transporte – que engloba montadoras de veículos e fábricas de autopeças. Juntos, os dois setores correspondem a quase 30% do total de empregos formais na RA.

Vale ressaltar que dentro da RA de Campinas estão inseridos 10 Polos de Desenvolvimento do Estado (programa do Governo paulista que impulsiona a competitividade e a produtividade de setores já instalados de forma aglomerada no território), incluindo os segmentos destacados acima.

Link: http://tribunaliberal.com.br/2018/?p=18983

 

Sair da versão mobile