DA REDAÇÃO E AGÊNCIAS • SÃO PAULO
Em 2018, os municípios paulistas investiram R$ 83,4 milhões em obras de infraestrutura e outras melhorias, como a construção de distritos industriais para a atração de empresas, recape e asfaltamento de ruas e avenidas e a renovação de frotas municipais para uma melhor prestação dos serviços públicos.
Os aportes foram feitos com o suporte da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP). Tais ações são fundamentais para impulsionar o desempenho econômico das cidades e melhorar a qualidade de vida da população. No Estado de São Paulo, para ter acesso a linhas de crédito com baixas taxas de juros e longos prazos, as prefeituras têm buscado a instituição.
Segundo dados do Ranking de Eficiência dos Municípios, 70% dos cidades brasileiras dependem em mais de 80% de verbas de fontes externas à sua receita. Neste cenário, as agências de fomento, como a Desenvolve SP, são uma alternativa para que gestores públicos não cessem os investimentos em função da crise econômica que o País ainda atravessa e da queda na arrecadação nos últimos anos. “A liberação do crédito para os municípios, no entanto, só acontece após a comprovação da saúde financeira e capacidade de endividamento das prefeituras, o que ajuda no planejamento e na realização de uma gestão mais eficiente”, explica o presidente da agência de fomento, Alvaro Sedlacek.
Segundo o executivo, planejamento para investir é fundamental. “Para ter acesso a crédito em qualquer instituição financeira, os municípios precisam elaborar e apresentar projetos técnicos viáveis, além de estar com toda a documentação e prestação de contas em dia, o que conta como contrapartida para tomada de crédito”, diz.
Investimentos constantes em obras de infraestrutura e na modernização da administração municipal são essenciais para que haja a atração de empresas, a geração de empregos diretos e indiretos e, principalmente, a melhora constante na qualidade de vida da população. Em 2018, os R$ 83,4 milhões demandados pelos municípios a Desenvolve SP foram destinados para atender diversos projetos, em regiões de Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e Metropolitana de São Paulo. Obras viárias foram o grande destaques dos aportes.
Link da notícia: https://www.dci.com.br/dci-sp/prefeituras-paulistas-investem-r-83-mi-em-infraestrutura-em-2018-1.768730