Portal Z1 - 15/12/2019

Força empreendedora é o diferencial da Região Administrativa de Campinas

A RA ainda abrange dez dos 12 polos de desenvolvimento criados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para incentivar os setores produtivos da região

Por: Redação

A Região Administrativa de Campinas (RA) — que compreende 90 cidades — se destaca no Estado de São Paulo por conta da força empreendedora e estrutura econômica diversificada. Essa é a conclusão de um estudo inédito divulgado pelo Desenvolve SP (o Banco do Empreendedor, instituição financeira do Governo de São Paulo) sobre as características econômicas das 16 RAs do Estado. De acordo com o governo, o objetivo do estudo é que o público conheça ainda mais as características específicas da sua respectiva região e, dessa forma, possa utilizá-las, entre outros aspectos, para empreender de forma mais assertiva e planejada.

O estudo, encomendado à Fundação Seade, identificou as potencialidades, desafios e oportunidades das 16 regiões. Para realizar a análise dos setores estratégicos foram considerados indicadores importantes ligados à Competitividade Regional (geração de empregos), ao Porte das Empresas Locais (por empregados), Dinamismo (faturamento das empresas) e ao Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). Anúncios de investimentos produtivos divulgados na imprensa também fizeram parte do estudo e ajudaram a apontar tendências setoriais e regionais da economia paulista.

A força empreendedora da Região Administrativa de Campinas chama atenção em todo o País. A RA tem a estrutura da economia bastante diversificada e uma base industrial que vai desde as mais tradicionais até as mais especializadas, que envolvem ciência e tecnologia. A região também conta com agricultura moderna e integrada à indústria, e um setor de serviços sofisticado, associados às dinâmicas industrial e urbana regionais.

A região é cada vez mais atraente para empresas que buscam se beneficiar do ambiente produtor de conhecimento específico e de inovação tecnológica gerado por esse polo de produção tecnológica formado pela grande concentração de centros de pesquisa e universidades públicas e privadas, destaca o Mapa da Economia Paulista.

A RA ainda abrange dez dos 12 polos de desenvolvimento criados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para incentivar os setores produtivos da região. São eles: Alimentos e Bebidas; Automotivo; Biocombustíveis; Derivados do petróleo e petroquímicos; Metal-Metalúrgico, Máquinas e Equipamentos; Papel, celulose e reflorestamento; Químico, borracha e plástico; Saúde e Farma; Tech (Agritech, Aeroespacial, Serviços Tecnológicos); e Têxtil, vestuário e acessórios.

“Os municípios de Campinas e região contam com um ambiente que favorece o desenvolvimento de projetos disruptivos e de alta complexidade tecnológica. Além disso, a RA apresenta condições demográficas bastante positivas como concentração populacional, População em Idade Ativa (PIA) e bons indicadores do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), características que contribuem para geração de mão de obra das empresas e fortalecem a economia da região”, destaca Nelson de Souza, presidente da Desenvolve SP.

Empregos

O estudo traz ainda dados referentes à geração de emprego nas indústrias, colocando como destaque os segmentos de alimentos e de material de transporte — que englobam montadoras de veículos e fábricas de autopeças. Juntos, os dois setores correspondem a quase 30% do total de empregos formais na RA.

Os setores com maior percentual de empregos com Ensino Médio completo mais superior incompleto são os setores de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e óticos, veículos automotores, reboques e carrocerias. Além disso, 78,8% do emprego industrial na região de Campinas se concentram nos setores competitivos selecionados.

Entre 2010 e 2017, a indústria anunciou US$ 10,10 bilhões e serviços, US$ 8,49 bilhões.

Com informações do Desenvolve SP

Link da notícia: https://www.z1portal.com.br/forca-empreendedora-e-o-diferencial-da-regiao-administrativa-de-campinas/