Desenvolve SP tem R$ 2 bilhões para investimentos nos municípios
Presidente da instituição reforçou juros competitivos e a oportunidade de financiar projetos de saneamento, energia fotovoltaica e até compras de equipamentos de saúde; fala ocorreu durante evento em Ribeirão Preto
A Desenvolve SP, agência de fomento paulista e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), apresentou duas linhas de financiamento a dezenas de prefeitos paulistas nesta quarta-feira (10), durante evento que reunião gestores municipais em Ribeirão Preto. Ao todo, conforme informou na terça-feira (09) o governador Tarcísio de Freitas, são R$ 2 bilhões disponíveis em crédito para investimentos em projetos estruturantes, de melhorias e inovação para municípios e autarquias.
O discurso ocorreu durante painel do 65º Congresso Estadual de Municípios que acontece até quinta-feira (11). Segundo Ricardo Brito, presidente da Desenvolve SP, a ideia é abrir novas e frequentes agendas com os municípios para facilitar aos gestores o acesso ao crédito disponibilizado. “Queremos apoiar investimentos em cidades inteligentes, conectadas e com universalidade de bons serviços. A nós interessa essa parceria com os municípios, para ajudar a impulsionar o desenvolvimento cada vez mais sustentável no estado”, disse.
São três as linhas de crédito que envolvem projetos ligados a Cidades Inteligentes – desenvolvimento urbano e transformação digital sustentáveis –, infraestrutura, saneamento, eficiência energética, mobilidade urbana verde e outros itens financiáveis.
A linha Municípios Sustentáveis, por exemplo, financia projetos que reduzem emissões de carbono e mitigam o impacto ambiental em atividades públicas. Os itens financiáveis incluem equipamentos de eficiência energética e energias renováveis; mobilidade urbana; saneamento; educação, saúde e infraestrutura resiliente. As taxas partem de 0,25% ao mês mais Selic, prazo de pagamento de até dez anos e carência de até 12 meses.
Nessa modalidade, as cidades paulistas também podem financiar itens de prevenção e mitigação de riscos causados por desastres naturais, como equipamentos especiais e geradores de energia. A iniciativa foi viabilizada em fevereiro deste ano, após convênio entre a Desenvolve SP e a Defesa Civil do Estado.
Já a Desenvolve Municípios é destinada ao financiamento sustentável das cidades com projetos de iluminação pública; usinas de geração de energia; pavimentação e monitoramento de tráfego. As condições de empréstimo preveem taxas a partir de 0,25% ao mês acrescida de Selic, prazo de até 96 meses para pagamento e carência de até 24 meses. Por fim, a linha de Apoio a Investimentos Municipais financia a infraestrutura de atendimento ao público nas gestões locais na aquisição de veículos, máquinas e equipamentos novos; modernização da administração pública; infraestrutura urbana e viária. Os empréstimos têm taxa a partir de 0,45% ao mês, acrescida de Selic, com até 72 meses para pagamento e carência de até 12 meses.
Evento
Ao longo desta semana, o Congresso Estadual de Municípios pretende reunir cerca de 4 mil gestores públicos paulistas e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Estado e da União, para discutir novas políticas públicas de desenvolvimento social e econômico nas cidades e apoio ao empreendedorismo regional. O evento é promovido pela Associação Paulista de Municípios.
Para consultar mais, acesse nosso site.