Presidente do Desenvolve SP participa do Fórum do Desenvolvimento ao lado de lideranças internacionais

Desenvolve SP - 15/03/2022

Sergio Gusmão Suchodolski esteve presente em dois painéis no evento promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE)

O presidente do Desenvolve SP, Sergio Gusmão Suchodolski, participou nesta segunda-feira do Fórum do Desenvolvimento, evento realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) para discutir sustentabilidade e agendas de futuro. Participaram do evento lideranças internacionais como a diretora geral adjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Marie-Hélène Loison; o embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms; o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Jorge Arbache; e o vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Ricardo Mourinho Félix. O evento prossegue nesta quarta-feira (16).

Suchodolski participou de dois painéis. O primeiro debate apresentou o Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável, do qual o presidente do Desenvolve SP é coordenador. O documento trouxe um diagnóstico dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e propôs ações para acelerar o cumprimento das 17 metas. O Plano foi entregue aos economistas dos presidenciáveis.

O documento avalia a atuação do Sistema Nacional de Fomento (SNF) na Agenda 2030 a partir de quatro eixos norteadores: ambiental, social, econômico e institucional. Em seguida, define cinco missões estratégicas para orientar o desenho de políticas de fomento voltadas ao cumprimento dos ODS: Futuro digital, inteligente e inclusivo; Ecossistema de inovação em bioeconomia e para a Amazônia; Agronegócio engajado; Infraestrutura e cidades sustentáveis; e Saúde como motor do desenvolvimento.

“Estamos na véspera de renovar nosso ciclo de políticas públicas com as eleições e há um papel fundamental para ser desempenhado, inclusive na ponta. Os desafios são inúmeros, mas estamos adequados a dar conta deles. Talvez o Brasil seja um dos países com um dos sistemas mais robustos de financiamento ao desenvolvimento do mundo”.

Financiamento ao desenvolvimento sustentável

O presidente do Desenvolve SP também atuou como moderador no painel “O papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento para o financiamento ao desenvolvimento sustentável”, que discutiu como os bancos de desenvolvimento, agências de fomento e cooperativas de crédito podem auxiliar a impulsionar o desenvolvimento sustentável no país.

“A importância desse painel foi demonstrar quão rica é essa grande família das instituições financeiras de desenvolvimento e sua diversidade. Vivemos um momento de relançamento da economia em novas bases, apesar do momento difícil, sobretudo para a Europa com o conflito na Ucrânia, trazendo diversos choques na economia mundial”, destacou Suchodolski.

Participaram do painel o vice-diretor Geral do Bank for International Settlements (BIS), Luiz Awazu Pereira da Silva; o chefe do Escritório Regional para América Latina do Banco Europeu de Investimento (BEI), Alexandre Staff Varela; a diretora do Banco Mundial para o Brasil, Paloma Casero; e o diretor-executivo de Estratégia da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e Secretário Geral do Finance in Common, Adama Mariko.