Negócios de bairro e suas vantagens
Não se iluda, muitas vezes uma empresa de bairro pode ter mais chances de alcançar um bom desempenho de mercado, do que negócios de nicho, e até mesmo franquias. Em alguns caso, o que a primeira vista pode parecer um desafio acaba revelando-se um segmento com muitas vantagens.
O cliente que valoriza o negócio do próprio bairro, na maioria das vezes, não está preocupado apenas com o preço, mas sim com a comodidade. Além disso, o princípio da pessoalidade nesse tipo de negócio vale ouro. Saber o nome dos clientes e investir em propagandas personalizadas para o seu perfil de público pode fazer toda diferença no resultado do seu desempenho.
Outra estratégia bastante adotada nesse tipo de estabelecimentos, são os programas de fidelidade ou mesmo a relação de confiança entre cliente e proprietário. A experiência afetiva e de pertencimento que o consumidor tem, nessas situações faz com que ele muitas vezes priorize a compra em um determinado estabelecimento.
De acordo com o Movimento Compre do Pequeno Negócio, programa do Sebrae, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importância de dar preferência às micro e pequenas empresas na hora de consumir, cinco modelos de negócios são bastante favoráveis para serem empresas de bairro. São eles: comércio de alimentos; economia criativa; atividades de estética e beleza; serviços de pequenas reformas e consertos; academias.