O Movimento pela Inovação pretende apoiar empresas, startups e pesquisadores a investir em inovação, encurtando a distância entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento para transformar o conhecimento produzido em parques tecnológicos, incubadoras e universidades em produtos e negócios de sucesso, gerando empregos e renda.

A iniciativa conta com a participação de importantes instituições e organismos multilaterais do campo da inovação e da pesquisa, como a Desenvolve SP, a FAPESP, o Centro Paula Souza, a Embrapii, o Sebrae-SP, a Finep, o BNDES, universidades, centros de pesquisas, fundos de investimento, parques tecnológicos, entre outros.

Guia Rápido do Movimento pela Inovação

Vídeos de Inovação

{{destaque.snippet.title}}

{{destaque.snippet.description}}

{{lp.load()}} Mais Vídeos Sobre Inovação
Notícias

{{news.Titulo}}

Agenda

{{evento.Titulo}}

Apoiadores do Movimento pela Inovação

Clique no logos abaixo e conheça as instituições parceiras do Movimento pela Inovação e saiba como elas podem ajudar sua empresa a inovar!

Perguntas Frequentes

1.O que é o Movimento pela Inovação?

O Movimento pela Inovação é uma iniciativa da Desenvolve SP, com o apoio de entidades como FAPESP, Finep, IPT, Centro Paula Souza, entre outros, para incentivar o investimento em inovação e tecnologia nas pequenas e médias empresas do estado de São Paulo.

2.Como eu sei se meu projeto é inovador?

Existem vários tipos de inovação e cada instituição tem sua forma de avaliar e enquadrar um projeto inovador. O ideal é detalhá-lo da melhor forma possível (confira aqui o modelo). Caso tenha alguma dúvida conte com o apoio de um dos nossos parceiros.

3.Não tenho garantias para contratar um financiamento, posso apresentar um projeto?

Sim. A Desenvolve SP opera quatro fundos garantidores que podem ser contratados para complementar ou cobrir integralmente as garantias reais exigidas nas operações de crédito.

4.Minha empresa não encerra balanço, posso financiar meu projeto?

Sim. Para algumas linhas de inovação voltadas para empresas nascentes (startups) não é exigida apresentação de um balanço formal. O que requer maior detalhamento na descrição do projeto e apresentação da empresa e seus sócios.

5.O Movimento pela Inovação é voltado apenas para financiamentos?

Não. O objetivo do Movimento é incentivar o investimento em inovação, muitas vezes a empresa não tem capital próprio para investir, ou o uso do capital pode prejudicar a saúde financeira do negócio. Por isso linhas de financiamento de longo prazo e com juros baixos, podem ser uma boa alternativa. Mas existem outras opções de crédito, como linhas de subvenção (não reembolsáveis) da FAPESP, Emprapii e Finep. Ou ainda aportes via venture capital, onde Fundos de Participação colocam recursos na empresa em troca de participação societária.

6.O que é TJLP?

TJLP significa Taxa de Juros de Longo Prazo. A TJLP é calculada com base em dois parâmetros: uma meta de inflação calculada (pro rata) para os doze meses seguintes ao primeiro mês de vigência da taxa, inclusive, baseada nas metas anuais fixadas pelo Conselho Monetário Nacional; e um prêmio de risco. A TJLP é divulgada trimestralmente pelo Banco Central do Brasil até o último dia útil do trimestre imediatamente anterior ao de sua vigência para as posições de 1º de janeiro, 1º de abril, 1º de julho e 1º de outubro, sendo expressa em percentual ao ano.

7.O que é IPCA?

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado mensalmente pelo IBGE, mede a variação do custo de vida das famílias com rendimento mensal compreendido entre 1 a 40 salários mínimos nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia. O IPCA é o indexador utilizado para fazer a correção monetária de grande parte dos produtos oferecidos pela a Desenvolve SP.

8.Estou no interior de São Paulo, como entro em contato para apresentar meu projeto?

É possível fazer tudo pela internet. Depois de preencher o seu projeto de investimento é preciso enviá-lo, junto com toda a documentação necessária, pelo próprio site da Desenvolve SP. Basta se cadastrar em Negócios Online. Saiba como

9.A Desenvolve SP possui consultorias ou consultores autorizados a atuar em nome da Agência?

A Desenvolve SP não credencia e não indica consultores, pessoas físicas ou jurídicas, como intermediários para facilitar, agilizar ou aprovar operações de crédito. Os interessados devem procurar uma associação empresarial parceira ou se dirigir diretamente à Agência.

Quer saber mais
sobre Inovação?

Acesse o Canal do Empresário